quinta-feira, 7 de julho de 2011

O que é ÉTICA?

O termo ÉTICA deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). É o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais.

Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.


A ética não se resume à moral (entendida como "costume", ou "hábito"), mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público


A ética inclui a maioria dos campos de conhecimento, na lógica, na dialética. Assim, a ética abrange os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política. Em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida. 


Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. 
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário